website statistics
Jump to content

Jogos Pan-Americanos 2023


 Share

Recommended Posts

Falando dos esportes que terminaram ontem.

 

Nado Artístico

 

Acho que o desempenho foi nelhor do que o esperado. Levamos uma medalha de bronze no dueto. Espero que o resultado dê um incentivo pra buscarem a vaga.

 

Hipismo Saltos

 

Achava que o ouro do Brasil viria na competição por equipes, mas veio no individual. E, com um cavaleiro que não era o favorito do time. É legal ver o hipismo do Brasil tão forte e com reais possibilidades de levar medalha.

 

 

Link to comment
Share on other sites

Com 64 ouros, Brasil superou minha previsão inicial de 63 ouros, a qual era bem otimista. Hoje ganhou 9 ouros como havia previsto, mas também perdeu um do Atletismo e não ganhou alguns nos esportes "menores". Grande surpresa do dia foi o ouro da Esgrima, tinha apostado no ouro individual da Nathalie e veio no time.

 

Para amanhã tinha previsto 2 ouros: Tiro com Arco individual e Tênis de Mesa masculino. O primeiro não é mais possível, porém temos duplas mistas ainda. O segundo é provável, mas Calderano e cia. estão tão cansados que uma derrota não me surpreenderia. Fora isso acho que não tem tantas chances de medalha já que Brasil só compete no BMX, Caratê e Patinação Velocidade.

Link to comment
Share on other sites

Patinação Artística

 

Legal ver o Brasil no topo desse esporte novamente. Agora com novos nomes, mostra que o trabalho de renovação está sendo feito. Seria legal se tivéssemos esse esporte nas Olimpíadas. As de Inverno tem, por que não a de Verão também? Seria legal pra World Skate expandir um pouco mais o leque de esportes e modalidades, mas acho que o fato de ele não ser tão bonito quanto a Patinação no Gelo, dificulta a presença. E também não sei se a modalidade é tão difundida no mundo todo. A propósito @vinipereira, vi você falando que as provas não foram transmitidas, mas a final do masculino passou na Cazé TV.

 

Atletismo

 

Bom, não dá pra falar de um esporte com tantas provas. Achei o nível do Pan, no geral, bem fraco. Até por isso levamos algumas medalhas um pouco inesperadas. Vou ver se consigo fazer um post depois mais detalhado das minhas expectativas nas provas que o Brasil medalhou, ou tem chance nas Olimpíadas.

 

Basquete

 

Não vi muito os jogos do masculino. Não sei qual era o nível da nossa seleção, mas pelo menos pegou medalha. A verdade é que a briga é pela vaga, e vai ser muito difícil. Infelizmente, ficamos muito perto de conquistá-la no mundial, e podemos acabar sem nenhum representante em Paris, contando o de quadra e o 3x3. O feminino, como o @vinipereirafalou, foi o pior jogo de basquete que eu já assisti :p. Acho que a sequência de jogos pesou pra ambas as equipes na final, mas foi feio!

 

A briga é pela vaga, e o Brasil terá uma tarefa árdua contra :GER:SRB e :AUS. Mas, vamos jogar em casa, e espero que isso ajude o time, e até porque só precisamos de uma vitória.

 

Breaking

 

Tudo dentro do esperado. Na verdade o Brasil até me surpreendeu avançando com 3 atletas pras eliminatórias. Esperava que apenas 1 ou 2 iriam conseguir.

 

As batalhas das quartas foram dificílimas, Phil Wizard :CAN e Sunny :USA levaram o título e as vagas olímpicas. Além do Jeffro :USA que é um forte oponente para qualquer breaker.

 

Fiquei um pouco chateado com a saída do Breaking dos Jogos Olímpicos. Não sou um fã de carteirinha da modalidade, mas acho legal termos um esporte de dança dentro do programa olímpico. O esporte trabalhou bastante para se desenvolver nesse meio-tempo em que foi escolhido para fazer parte em Paris, e vi potencial ali. Acho que a modalidade traz aquele sangue novo que o COI tanto quer. Mas, em contrapartida, o julgamento ainda tem muito o que evoluir. É extremamente subjetivo, e na maioria das vezes parece que é mais fácil dar a vitória para aquele que já é mais conhecido.

 

Falando do Brasil... Agora estamos oficialmente sem vaga tanto na Olimpíadas, quanto no OQS, de forma direta. O circuito mundial tem mais uma etapa esse ano, que será a última a contar pontos pro ranking classificatório. Ou os brasileiros conseguem um bom resultado e sobem no ranking, ou ficaremos fora.

 

Canoagem Velocidade

 

Achei o desempenho do Brasil bastante abaixo. Sei que o Isaquias não está na melhor forma, e como todos os outros, estão se preparando para o campeonato continental, que de fato dará as vagas. Mas, será que os resultados serão tão diferentes assim? Enfim, logo o Isaquias se aposentará, e não podemos deixar que o sucesso dele no esporte tenha sido apenas um momento de brilho exclusivo de um grande atleta.

 

Esgrima

 

Gostei do desempenho do Brasil na Esgrima. Esperava três medalhas com a Nathalie, o Toldo e a Mariana, e sabia que podíamos brigar no Florete masculino por equipes. Quase todas vieram, e ainda levamos mais algumas, contanto o surpreendente ouro na Espada Feminina. Acho que o Brasil pode brigar para classificar na Espada Feminina e no Florete Masculino pros Jogos. Seria incrível se eles conseguissem já que ia aumenta razoavelmente a quantidade de classificados. Caso não consiga, a Nathalie precisa ficar de olho no ranking; ela está classificando no momento, mas há algumas atletas das Américas perto dela.

 

Hóquei na Grama

 

O feminino continua o mesmo, bem longe de algum resultado. Novamente não participou, e não sei se vai mudar rapidamente. Já o masculino, parece que tem evoluido. Achei a participação digna da equipe, em um esporte quase invisível da mídia e do público.

 

 

 

Amanhã termino os restantes

Link to comment
Share on other sites

Ginástica Rítmica

 

Aqui não tem o que comentar, só aplaudir haha

 

Ginástica de Trampolim

 

Boa participação, medalhamos em todas as provas e com todos os ginastas. Achava que a Camila podia ganhar o ouro, mas ta bom :d

 

Torcer para que ela pegue pódio no mundial, seria muito importante para as chances de termos duas brasileiras.

 

Tiro com Arco

 

Não acompanhei muito os eventos, sei que o Brasil pegou algumas medalhas, mas o Marcus ficou longe do pódio no individual. A Ana pegou prata, ótimo resultado que garantiu vaga pra ela, e a participação na competição mista das Olimpiadas. Mas, ainda faltam as vagas por equipes que eu esperava que viessem pelo Pan. Porém, temos mais chances para garanti-las

 

Pelota Basca

 

Bom, não tem muito o que falar haha. O esporte parece ser bem divertido de praticar, e o nosso único atleta repetiu o bom resultado do último Pan, então mantivemos. Espero que tenhamos mais atletas nos próximos.

 

Boliche

 

Saímos de Santiago sem medalhas. Confesso que esperava algo aqui, o Brasil sempre belisca uma medalha no Boliche. Adoro o esporte, então espero que ele continue.

 

Futebol

 

A equipe feminina não participou por aquela regra ridícula, e seria um ótimo teste para o nosso novo treinador, mesmo que sem as principais jogadoras. Enquanto isso tivemos dois amistosos com o :CAN que ficaram perdidos no meio do evento.

 

O masculino levou o ouro depois de muito tempo. Foi um bom resultado, mas o desempenho me preocupa muito. O trabalhondo Ramon é pessimo, e tenho uma grande preocupação de ficarmos da competição olímpica. Vai ter que melhor muito ate o pré-olímpico.

 

Golfe

 

Acho que essa é a pior modalidade olímpica do Brasil. Até mais do que o Hóquei na Grama.

 

Não consigo entender como a Luiza foi a ultima colocada com 37 tacadas acima do par, sendo que ela é teoricamente a mais renomada das nossas golfistas. O masculino não foi tão diferente. Falta muito para competirmos no alto nível.

 

Link to comment
Share on other sites

Finalizando, já que são muitos esportes aue terminaram juntos haha

 

Handebol

 

Dentro do esperado, dominando o feminino, e fazendo jogo apertado com a Argentina, mas perdendo.

 

Agora é buscar a vaga no pre-olimpico. Não vai ser fácil, mas não acho impossivel.

 

Rugby Sevens

 

Outro que estação dentro do esperado, terceiro lugar é o que o feminino podia conseguir. Apesar que fizemos jogo duro na semi.

 

O masculino tem no minimo 5 equipes nas Américas aue estao na frente, entao a tarefa é ainda mais complicada.

 

Caratê

 

Depois que o esporte ficou de fora das Olimpiadas, deixei de acompanhar de tão perto. O Kata continua sendo extremamente chato e impossível de entender, se você nao for do esporte.

 

O Kumitê nao fica tao distante. Tanto as lutas, quanto o formato de disputa são bastante desinteressantes. Mas, como de costume, conseguimos algunsfl bons resultados.

 

Vela

 

Destaque pro Lobo e o Isaac, já garantidos em Paris, tiveram uma excelente participação.

 

Esperava que o Brasil fosse pegar mais vagas olimpicas nesse esporte, apenas a já esperada vaga da Martine e Kahena (que nem deviam precisar desse evento) e a dupla da Nacra 17.

 

Espero que mais algumas venham no classificatorio final.

 

 

Softbol

 

Fiquei surpreso quando vi que o Brasil nao ia participar. Lembro que antes de Tóquio comentava-se como tinhamls uma boa equipe na modalidade, e ficamos de fora do Pan. Enfim, agora o esporte voltou pras Olimpiadas, e espero que consiga desenvolver mais ainda.

 

Squash

 

Outro esporte que entrou pras Olimpiadas, e nao estivemos presentes, o que me preocupa bastante. Se nao me engano, estivemos presente em Lima, então as coisas nao estão andando tão bem no esporte.

 

Patinação de Velocidade

 

Novamente, se me recordo bem, o Brasil beliscava medalha nessa modalidade. Aqui foi por pouco, mas ficamos sem dessa vez, infelizmente.

 

Gostaria de ver mais dessa modalidade, que é outra oportunidade da WS desenvolver mais a suas modalidades e aumentar a presença nos eventos, então gostaria muito que fosse um esporte olimpico também.

 

Tênis de Mesa

 

Apesar de ter perdido as finais das duplas, o desempenho não foi ruim. Tambem garantimos a participação na competição de duplas, então achei que as expectativas foram alcançadas.

 

Triatlo

 

Fiquei surpreso com o ouro do revezamento. Sempre temos dificuldades nesse evento, então nao esperava tanto.

 

O masculino ja tinha a expectativa dd ouro, e foi bem interessante ver como o Hidalgo está crescendo. O Messias precisa ajustar a sua natação, nao da pra sair tão atrás e querer brigar por medalhas.

 

Já o feminino eu nao sei o que acontece... a Luísa caiu muito o nivel, e nesse momento estaria fora de Paris. Enquanto isso, a Vittoria parece ter a mesma situação que o Messias, so que na corrida. Nao conaigo entender como liderou duas das três etapas, e ficou fora do pódio.

 

Voleibol

 

Não tinha muita expectativa, mas será que encontramoa o treinador do masculino? Alguem vai ter que comandar a seleção e nao podemos perder mt tempo.

 

O feminino gostei de ver novos nomes como a Naiane e a Helena, espero que sejam aproveitadas na principal rapidamente.

 

Polo Aquático

 

O feminino continua igual com :USA e :CAN muito acima. Já o masculino parece ter diminuido o gap. Não esperava que fossem vencer o Canadá na semi, e nao fizeram um jogo totalmente ruim na final. Talvez daqui um tempo possamls disputar de frente com as seleções mais fortes.

 

Wrestling

 

Gostei da participação brasileira. Esperava o ouro com a Lais, e uma medalha com a Giulia, alem de uma no masculino. Mas, os resultados foram melhores do que isso.

 

Espero que o esporte, que é o pior do Brasil em lutas, continue evoluindo. E, que busquemos umas 4 vagas nos eventos classificatorios.

 

BMX Freestyle

 

Fiquei bem contente com a medlaha de bronze do Gustavo Bala Loka, e um pouco decepcionado com a Eduarda.

 

O Brasil ta evoluindo bastante na modalidade, e tem alguma chance de até classificar pra Paris. Quem diria que as melhores chances do Brasi finalmente conseguir uma medalha em Olimpiadas no ciclismo, estariam no Freestyle.

Link to comment
Share on other sites

 Share

  • Latest Posts around Totallympics

    • North American rugby quotas ( and qualified automatically)    M: and W: and  
    • I remember Caroline Golubitsky. She competed with Vezzali for a while but not for long. Rita Konig, whom Vezzali defeated in the final of the Olympic Games in 2000, was more famous, as well as Sabine Bau and Anja Mueller. From what I remember, the Germans competed fiercely with us at some point, but they almost always lost.
    • Shemyakina won a bronze medal in 2014 Worlds and was one of our leader but leave the squad due to pregnancy (she has 2 daughters if I'm not mistaking, so she chose family instead of sport). And speaking of foil we have back in the day Sergiy Golubitskyi, who was Olympic silver medalist and won some medals in other competitions and coached his wife Caroline Golubitskyi - one of the German foil specialists. Even in women's foil we had medal in Women's foil at the European championship - it was Olha Leleiko, our current national coach. So no, we are pretty good fencing country, and depending on generations of our athletes some events are more "profitable" for us and some don't. 
    • Shemyakina that was a very strange story. She unexpectedly won the games but before and after she literally achieved nothing. After that success in 2012 she also completely disappeared. It's only in epee that such strange situations. That's why I've always preferred foil and sabre, because the top was more stable there, although that's changing now. The competition has grown a lot all over the world.
    • Sinner probably won't play in another edition of the Davis Cup. That shouldn't come as a surprise. Next season, Wimbledon and maybe Paris should be the goal.
    • No, our epee was good always, we have Shemyakina, who was Olympic Champion in 2012, Reizlin with bronze in 2020, medalists of Worlds like Kryvytska (who is our finisher today), Svichkar (who is our finisher in men's side) and Stankevych, European champion Kharkova, medals in other conpetitions from men's team epee who were one of the main contenders in Tokyo, but unfortunately failed to take a medal. 
    • Does Ukraine have good relations with Poland, or are they more cold, like, for example, Italy with France?
    • Until recently, Ukrainian fencing was just Kharlan and sabre. Maybe epee sometimes. I don't remember them ever was strong in foil. There was a time when Russia, Romania and Poland were strong in foil at that time when Italy dominated but I don't remember Ukraine anymore.   Hungarian women with Aida Mahomed were too strong for many years.
    • No surprise with Aaron Judge winning AL MVP and Shohei Ohtani winning NL MVP awards.   Ohtani is the second player in history to win MVP in both leagues. Frank Robinson (1961 Reds & 1966 Orioles) was the only one before.
×
×
  • Create New...